escrito por RAJ
NAMBISAN / Sexta-feira, 20 de junho de 2014
Krishna
existiu? Certamente, diz Dr. Manish Pandir, um doutor de medicina nuclear que leciona
na Inglaterra, proferindo evidências astronômicas, arqueológicas, lingüísticas
e orais para provar seu ponto. “Eu pensava em Krishna como uma parte do mito
Hindu e da mitologia. Imagine minha surpresa quando eu encontrei o Dr. Narhari
Achar (professor de física na Universidade de Memphis, Tennessee, nos EUA) e
sua pesquisa em 2004 e 2005. Ele havia encontrado a data da Guerra do
Mahabharata usando astronomia. Eu imediatamente tentei corroborar com sua
pesquisa usando o software Planetarium e cheguei às mesmas conclusões [que
ele],” disse Pandit. Isto significava, ele diz, que o que é ensinado nas
escolas sobre história da Índia está incorreto? A Grande Guerra entre os
Pandavas e os Kauravas ocorreu em 3067 a.C., diz Pandit, que obteve seu título
de MBBS pela BJ Medical College. Em seu primeiro documentário, “Krishna:
história ou mito?”, os cálculos de Pandit dizem que Krishna nasceu em 3112 a.C.,
de modo que teria a idade de 54-55 anos no momento da batalha de Kurukshetra.
Pandit é também um renomado astrólogo, tendo escrito diversos livros sobre o
assunto, e diz ter previsto que Sonia Gandhi rejeitaria o primeiro ministério,
no exato momento em que Shankaracharya Jayendra Saraswati seria libertado sob
fiança e também a guerra de Kargil. Pandit, como o sutradhar do documentário
“Krishna: história ou mito?”, utiliza quatro pilares – arqueologia,
lingüística, o que ele denomina a tradição viva da Índia e astronomia para
chegar ao veredicto circunstancial de que Krishna foi de fato um ser vivente,
pois o Mahabharata e a batalha de Kurukshetra de fato aconteceram, e, uma vez
que Krishna foi o pivô desse Armageddon, é tudo verdade.
Você é um especialista em medicina nuclear. O que lhe convenceu a fazer
um filme sobre a história/mito de Krishna? Você acha que existem muitas
dúvidas? Trata-se de uma mensagem político-religiosa, ou uma puramente
religiosa?
Nós sempre
somos ensinados que Krishna é uma parte do mito Hindu e da mitologia. E isto é
exatamente o que eu também pensava. Mas imagine a minha surpresa quando eu encontrei
o Dr. Narhari Achar (professor de física na Universidade de Memphis, Tennessee,
nos EUA) e sua pesquisa em 2004 e 2005. Ele havia encontrado a data da Guerra
de Mahabharata usando astronomia.
Eu
imediatamente tentei corroborar com sua pesquisa usando o regular software
Planetarium e cheguei às mesmas conclusões. Isto significava que o que é
ensinado nas escolas sobre história da Índia está incorreto. Eu também comecei
a refletir sobre por que isto estaria incorreto. Atribuo parcela de culpa a uma
mistura de necessidade pós-colonial de conformar com ideias ocidentais sobre a
civilização Hindu e uma inabilidade de firmar opinião frente a algumas
estranhas ideias ocidentais. Além disso, qualquer tentativa de um olhar mais
imparcial sobre a história da Índia é rejeitada.
Decidi
que não poderia mais tolerar este nonsense, e a fazer filmes mostrando para os
indianos educados a sua real herança. A caneta é mais poderosa que a espada, é
uma frase antiga, mas eu cheguei a uma nova: filme é a nova caneta. Quaisquer
ideias que eu tenha irão receber muita disseminação através deste meio.
Eu
quis apresentar a verdadeira ideia da história da Índia sem interferências da
percepção, o que era verdadeiramente científico, e não alguma hipótese coberta
por percepções e preconceitos.
Por que não um documentário sobre Rama, que é mais controverso na Índia
hoje? Uma prova de sua existência certamente seria mais do que bem-vinda nos
dias de hoje.
Um
documentário sobre Rama está por vir no futuro. Mas o motivo imediato pelo qual
eu deferi este projeto é o imenso custo que envolveria. Enquanto pesquisas
sobre Krishna e Mahabharata estavam presentes e prontas para início.
Além
disso, Rama, de acordo com o pensamento Hindu, existiu num distante passado de
Treta Yuga, onde a ciência tem dificuldades em adentrar.
Existe um ponto controverso em seu documentário onde um monge Iskcon
alude a Krishna como sendo pai de Jesus. Como você afirma seu ponto, uma vez
que existe um intervalo de 3000 anos entre os dois gigantes espirituais?
Krishna
é o pai espiritual de Jesus? Este é o questionamento de quem treina para se
tornar um padre católico, e que agora adora Krishna. A resposta vem num campo
de comparações entre religião e teologia.
As
escrituras bíblicas qualificam Jesus como o filho de Deus. A maioria dos
indianos não têm problemas aceitando isto, com os Hindus como um povo secular.
Entretanto, a questão que então aparece é, se Jesus é o filho, então quem é o
pai ou Deus em si?
Agora,
as escrituras bíblicas não dão uma resposta, exceto ao dizer que o Pai é todo
poderoso e omnipresente. Agora, é claro, nós sabemos que Jesus não diz que ele
é omnipresente e omnipotente.
Nenhuma
escritura pode viver como uma ilha, sozinha, e o Srimad Bhagavatam e outras
escrituras como o Brahma Samhita, todas clamam Krishna como um ser todo
poderoso e omnipresente.
Então,
se nós usamos estas palavras de Bhagavatam, não pode haver outra verdade, o que
significa que Krishna é o pai de todas as criaturas viventes. Porém, não
significa que Jesus não é divino. Jesus é de fato divino. O que eu gostei sobre
os monges em meu documentário é que eles não denigrem Jesus, mesmo adorando
Krishna como Deus. Eles mantêm Jesus em seus corações, enquanto adoram Krishna.
O que poderia ser mais secular ou mais cristão?
3067 AC é quando houve a guerra do Mahabharata, diz Dr. Achar. Como ele
chegou nisto?
Existem
mais que 140 referências a astronomia no Mahabharata. Dr. Achar usou simulações
do céu noturno para chegar a 22 de novembro, 3067 a.C., como o dia que a guerra
de Mahabharata começou.
Inicialmente
ele usou referências comuns a Udyoga e Bhisma Parvan, e então Saturno em
Rohini, Marte em Jyestha com inicialmente somente dois eclipses, Lunar em
Kartika e Solar em Jyestha.
Vou lhe
contar quão raro esta combinação de conjunções astronômicas é.
O ciclo de
eclipses Saros é periódico a cada 19 anos, assim como o ciclo Metonico de fases
lunares. Então se eu disser que Amavasya occorreu em Jyestha, então irá ocorrer
novamente em 19 anos, mas se eu disser que um eclipse solar ocorreu em Jyestha,
então ocorrerá novamente em Jyestha, somente depois de 340 anos. Adicione
Saturno em Rohini e levamos de 1 em 7000 anos. Este conjunto de conjunções leva
todos estes fatos em consideração, bem como todas as outras informações.
Então
agora sabemos sobre a peregrinação tithis de Balarama e nakshatras, e acredite
ou não, tudo isto se encaixa perfeitamente na data de 3067 a.C.. E para
concluir, também se encaixa a repetição de três eclipses descritos na
destruição de Dwarka, 36 anos depois.
Isto
explicaria porque muitos outros pesquisadores tentaram e falharam em encontrar
a data da guerra de Mahabharata, uma vez que é baseada em um conjunto
astronômico único que ocorreu apenas uma vez nos últimos 10.000 anos.
Então
essencialmente, sua tese é que uma vez que a guerra do Mahabharata de fato
aconteceu, como confirmado por deduções astronômicas, Krishna era também uma
entidade vivente, uma vez que ele é o fulcro da Grande Guerra?
Não somente isto, mas o fato de que
tradições arqueológicas, orais e viventes apontam para o mesmo. E sim, nós não
podemos separar a guerra do Mahabharata de Krishna. Se uma aconteceu, então o
outro também deve ser verdade.
Qual seu próximo
projeto?
O próximo projeto é chamado Jesus
indiano. Já está 80% completo. É muito controverso, mas precisa ser feito.
Viver na Índia me convenceu de que existem muitos caminhos para Deus. Qualquer
um que vive na Índia e não aceita tal conceito deveria ser entitulado intolerante,
mas ao invés, o oposto está acontecendo. Existem pessoas hoje que chamam seu
deus de Deus e o meu de demônio, mas isto é inaceitável, e eu verei estes
conceitos intolerantes serem demolidos. Eu desejo muito ver um mundo sem
fronteiras onde vivemos em respeito mútuo. Não posso dizer muito sobre o
projeto, mas eu irei provar que a base das religiões é a mesma.
O documentário diz
que existe uma árvore banyan que foi testemunha da batalha de Kurukshetra, onde
dizem que 4 milhões de pessoas morreram em 14 dias. Onde exatamente isto
existe? Esta árvore foi provado ter existido nesta data?
De fato
existe uma árvore banyan em Jyotisaar em Kurushektra que é adorada como tal.
Este conceito é similar ao da árvore em Jerusalém, que é tida por ter
testemunhado a chegada de Jesus. Prova de sua data é pouco provável de fornecer
qualquer resposta concreta. Eu incluí isto no documentário para mostrar a
vivente tradição da Índia – como adoração do Ganges não pode ter provada sua
data para dar quaisquer respostas.
Existe um senhor
chamado Ram Prasad Birbal que disse que encontrou muitos ossos que dizem ter
pertencido à batalha de Kurukshetra. Isto foi cientificamente provado?
Ram Prasad
Birbal é um residente de Kurukshetra. Eu não fui informado de nenhuma data
provada destes ossos. Mas eu fui informado que provas thermo-luminescentes de
outras relíquias, bem como data por carbono em outros locais em Kurukshetra
deram datas muito mais antigas que as civilizações dos vales Hindus. Além
disto, Euan Mackie, um arqueólogo iminente encontrou um tablado de argila do
episódio Yamalaarjuna de Krishna em Mohenjedaro, um lugar das civilizações dos
vales Hindus, provando que mesmo em 2200 a.C. existia uma cultura de adoração a
Krishna.
Você disse que o
hinduísmo se espalhou através do sudeste da Ásia neste período. Quão grande era
este império religioso?
O império
religioso Hindu estendeu através de todo o sub-continente asiático até o
sudeste da Ásia, do Afeganistão até a Tailândia (onde Ramayana e Krishna ainda
são mostrados através de danças), Burma, Cambodia (Angkor War, Angkor Thom,
Bayon, etc), Vietnam, Laos (pequeno Kurukshetra e templos), Malaysia (que era
hindu até recentemente), até Java (mais templos), Bali (onde o hinduísmo ainda
é a religião) e Indonésia, onde dizem
que o neto de Bhima performou mil rituais de fogo em Yogyakarta. Afeganistão
foi com certeza a casa para ambas a corrida de Yadu e Shakumi (Kandahar ou
Gandhar).
Dr. Achar disse que
a guerra de Kurukshetra deve não ter ocorrido em um dia de lua cheia.
A guerra
do Mahabharata não começou num Amavasya. Isto é claro. Krishna diz a Karna
“Saptama chappi divasat Amavasya Bhivasyati” e diz que Karna deveria avisar
Drona e Bhisma para preparar o ayudha (armas) pooja naquela data. Mas não para
começar a lutar a guerra naquela data.
O documentário é
bastante fresco. Fui informado que é a primeira vez que você segurou uma câmera
e aprendeu a filmar. Quantos dias levou e qual foi seu orçamento?
Eu aprendi a editar filmes
usando uma variedade de softwares como Final Cut 6, pois percebi que um diretor
de filmagem precisa saber fazer uma boa edição básica para decidir o que
filmar, de quais ângulos e por qual duração.
Inicialmente
comprei uma câmera profissional com filmagem HD e então aprendi a filmar antes
de filmar em 8 grandes cidades na Índia, EUA, Inglaterra e Cambodia.
Entretanto, nada te prepara tão bem quanto filmar por conta própria. Maior
parte disto foi feita com uma pequena equipe, basicamente lidando com áudio.
Mais tarde
fui financiado pelas mais recentes câmeras de filmagem Cinealta tru HD, que não
estão disponíveis na Índia, e que agora eu possuo proficiência em usar. Também
ensinei alguns membros da equipe a filmar.
Então veio
a missão de unir um time de profissionais para fazer edição, gráficos, vozes e
todo o resto, para que então eu tivesse um time de pessoal para meus próximos
documentários.
Foi uma
íngreme curva de aprendizado, uma vez que eu nunca fiz aulas de filmagem, mas
tem funcionado bem, com pessoas da indústria que são veteranos complementando
meu trabalho. Eu pessoalmente acho que foi tudo pela graça de Deus.
O
orçamento era 15 mil libras, ou aproximadamente RS 12 lakh. Me levou 18 meses
para completar.
Seu documentário diz
que a Índia não tinha uma tradição de escrever os fatos até 325 a.C., quando
Alexandre o Grande chegou. Como você chegou a esta conclusão?
Isto é o
que a crença científica atual diz. Mesmo com pessoas falando sobre ter
decifrado o Indus Valley script, não existe conclusão direta sobre o mesmo,
então paramos na “official line”. Vamos lidar com estes aspectos num
documentário futuro.
S R Rao, o
arqueólogo marinho do National Institute of Occeanography, encontrou um prédio
do século IX, e uma cidade inteira. Onde foi isto e quando ele encontrou?
S R Rao
encontrou a cidade afundada de Dwarka poucos anos atrás na Beyt Dwarka no
início dos anos 1990.
Aparentemente, esta
cidade perto de Dwarka foi construída 36 anos depois da guerra de Mahabharata.
Esta é a conclusão de Rao?
Acredita-se
que pelos danos e destruição causados pelo mar, Dwaraka submergiu seis vezes e
a Dwarka moderna é a sétima cidade a ter sido construída na área. Falando
cientificamente, vemos que 36 anos depois da guerra, existiam as mesmas
repetições de um eclipse tríade, como mostramos no documentário.
De Dwarka a
Kurukshetra, são mais de 1000 km. Como você acha que Krishna viajou para ajudar
os Pandavas?
Como um
cientista, eu acredito que eles viajaram em cavalos, que os possibilitariam
chegar rapidamente. Se considerar 1000 km, deveria levar 7 dias se ele tivesse
cavalos. Claro, se levar em conta a fé, poderia acontecer num piscar de olhos.
Qual a conexão entre
os dois cometas que Sage Vyasa falou sobre, a moção retrógrada de Marte (Mangal
ou Kuja) e Antares (Jyestha) com isto tudo?
A idéia de
que cometas são prenúncio do caos é bem documentada. Porém, há um conjunto de
afirmações descrevendo cometas e suas posições. Somente o Dr. Achar chegou à
dedução correta, que aquelas frases no Bhisma Parvan se referem a cometas, e
não planetas – que é onde pesquisadores anteriores encontravam dificuldades.
Nós
sabemos que o cometa Halley foi visto naquele ano também.
Dr. Achar
interpretou versos do Bhisma Parvan e Udyog Parvan para chegar em diversas
conclusões. Uma delas é que quando Saturno está em Aldebaran (Rohini), traz
grandes marés de azar. A última vez que isto aconteceu foi em Setembro de 2001,
quando 9-set aconteceu. Quando isto acontecerá pela próxima vez?
Na verdade, Saturno em Rohini é sabido
há muito tempo de ser algo ruim pelos astrólogos. Rohinim Pidyannesha Stitho
Rajan Shanscharah. Este trânsito aconteceu em 1971 onde em torno de um milhão
de pessoas foram mortas, e novamente em 2001 em setembro, quando aconteceu o
9-set. A próxima vez é em 2030/2031, aproximadamente.
Quando é a próxima
vez que Marte vai estar em Antares?
Marte em
Jyestha deve ser levado em conjunção com outras coisas mencionadas por Karna
quando ele fala a Krishna, como isto ocorrer anualmente. Em qualquer caso,
aquelas pessoas foram grandes astrônomos e não somente guerreiros, então nós
não sabemos qual é o limite de seu conhecimento a respeito destes eventos. Em
minha humilde opinião pessoal, era talvez até melhor do que temos hoje.
Contate Dr. Pandit através manish@saraswatifilms.org